Técnicas de artes visuais

Técnicas de artes visuais

Pintar

São utilizadas técnicas a seco, onde a tinta é sólida e não é necessariamente solvente para sua aplicação. Os tipos mais comuns são lápis de grafite, lápis de cor, marcadores, carvão e giz de cera.

Nas técnicas úmidas, os pigmentos são diluídos em meio oleoso e as cores aplicadas com pincéis. Utilizam-se têmpera, aquarela e óleo.

Desenho
Existe o desenho artístico, que é feito à mão livre e busca captar sensações pessoais, influenciadas pela imaginação e experiências de cada pessoa.

O desenho técnico é feito com instrumentos especiais, representa os objetos o mais próximo possível da realidade, utilizando escalas, de forma a fornecer as informações técnicas necessárias à sua análise.

As técnicas mais utilizadas no desenho são lápis, carvão, pastéis e lápis de cera.

Gravado
É uma técnica das artes visuais que consiste em fazer entalhes ocos no metal com uma ferramenta ou ácido sobre uma chapa de metal. Este último é entintado, limpo e passado por uma prensa.

Escultura
Volumes são criados e espaços são moldados, usando esculturas independentes e em relevo. No método de adição são utilizados materiais como argila, metal e madeira e as técnicas a serem utilizadas são modelagem, soldagem e colagem.

No método de subtração são utilizados materiais duros como pedra ou madeira e as técnicas utilizadas são a escultura e a talha, com o auxílio de martelos, cinzéis, maças e goivas.

E por fim, no método de fundição são utilizados giz de cera, concreto, metal e plástico.

Fotografia
É uma das artes visuais contemporâneas, onde o artista expressa emoções, sentimentos e pensamentos. Atualmente, incorporam técnicas de informática, sendo os programas do pacote Adobe um dos mais utilizados pelos fotógrafos profissionais, como o Photoshop; Isso nos permite ampliar o campo de ação comunicativo das fotos.

Vídeo
São utilizadas imagens em movimento, sem utilizar uma narrativa específica ou uma história definida. As apresentações de canais individuais são mostradas ao espectador de maneira semelhante à televisão, em que a arte é simplesmente transmitida, enquanto nas técnicas de instalação o vídeo é usado como uma faceta mais envolvente do trabalho geral.

O vídeo profissional também pode envolver outras mídias, como design, arte eletrônica, arquitetura e escultura.